terça-feira, 13 de março de 2012

VISUAL KEI


O QUE? VISUAL KEI???

  Visual kei (ヴィジュアル系, visual kei/bijuaru kei, "linhagem visual" ou "estilo visual"), ou visual rock.  
          É de conhecimento geral que o Japão sempre foi muito conservador. Após a Segunda Guerra, o país adotou uma espécie de "sistema social" que consistia no sacrifício do indivíduo em benefício do coletivo, ou seja, a pessoa deveria fazer de tudo para o progresso da sociedade, o que incluía desistir de seus sonhos ou objetivos pessoais, caso fosse necessário. O mito dos japoneses serem "todos iguais" vem daí. A rotina, os uniformes, as tradições e regras rígidas, tudo estava sufocando demais as pessoas, tornando-as realmente muito parecidas. O movimento musical Visual Kei, também conhecido como "Visual Rock", veio para combater tudo isso. O estilo consiste em ter um cuidado especial com o visual, usando maquiagem, roupas incomuns e cabelos exóticos. No entanto, o cuidado com o visual não é mais importante do que o cuidado com o som.

  
      Depois de 1982, quando a banda “X Japan” estourou no cenário do rock japonês com um visual novo, completamente diferente de todo o habitual – e também completamente inspirado nos movimentos que surgiam nos Estados Unidos  em Londres, dentro do “mercado do rock”, do Glam e do movimento punk – o conhecido Visual Kei começou a aparecer. Na verdade, esse estilo não pode ser definido apenas como moda ou como música. É dito que atuam como se fossem dois irmãos da mesma mãe, e caminham um ao lado do outro, se enfatizando e afirmando seus ideais. O visual ajudando a chamar atenção para as músicas, e as músicas ajudando a definir o que é o visual.
         Com o passar dos anos, mais e mais bandas começaram a surgir. Olhando apenas para o aspecto da moda, as roupas começaram a se tornar ainda mais extravagantes e diferentes, e o que era, a princípio e de certa forma, uma “cópia” do estilo ocidental de se vestir, começou a ter uma identidade. Quanto mais pessoas aderiam esse novo visual, mais toques pessoais eram criadas e mais únicas se tornavam as pessoas nas ruas do Japão. A influência vinha de todos os lados: Do punk, do gótico, do vitoriano, do Glam, misturados com elementos da própria cultura japonesa etc... Dando uma liberdade de usarem isso da maneira como realmente queriam, com um adendo muito valorizado dentro desse cenário, que é a androginia.
         Muitos acessórios que compõem o visual kei são desde estampas variadas e extravagantes, roupas rasgadas até piercings, lentes de contato das mais diversas cores, sangue falso em jalecos brancos, cabelos repicados de forma irregular e com cores vivas e por ai vai, mas sempre com o intuito de ser único e você mesmo.
          Importante ressaltar que NEM TODAS AS BANDAS JAPONESAS DE ROCK SÃO BANDAS VISUAIS. Ou seja, J-Rock não é igual a Visual Kei. O Visual Kei é apenas um pequeno segmento do rock japonês. 


    
   Existem duas teorias sobre a origem do termo "Visual Kei": a primeira é que HIDE, guitarrista do X JAPAN, usou esse termo pela primeira vez, para designar bandas visuais; a segunda é que um editor da famosa revista SHOXX o inventou. A verdade, não se sabe ao certo.
       












Esse é um dos estilos mais belos e conhecidos do Japão ^^

SUBDIVISÕES DO VISUAL KEI



 ANGURA KEI

O termo vem de "underground kei". São bandas com alta influência da própria cultura japonesa, principalmente tradicional, e que costumam adotar visuais mais simples, geralmente com uma roupa típica japonesa, seja um quimono ou um uniforme escolar, e uma maquiagem preta e branca. O objetivo das bandas Angura Kei é criar algo o mais japonês possível, com o mínimo de influência estrangeira. Tem sua origem no movimento cultural dos anos 60, o "Angura".

Exemplos: Inugami Circus Dan, Guruguru Eikagan, omyonza




EROGURO KEI

A palavra "eroguro" é a contração adaptada para o japonês do inglês "erotic and grotesque" (erótico e grotesco). O estilo é originado do movimento cultural "Eroguro Nonsense", surgido no Japão no início do século XX. Sua principal característica são letras de conteúdo relacionado com esse movimento. Não existe um padrão visual para o Eroguro Kei.

Exemplos: cali≠gari, Merry, necro circus, Dir en Grey,(no começo da sua carreira),
Death Gaze


      

KOTEKOTE KEI

O estilo mais tradicional do Visual Kei. Bem andrógino, obscuro,e geralmente com um som bem peculiar. A vestimenta desse seguimento varia de banda para banda, mas sempre com roupas femininas e masculinas misturadas formando um seguimento andrógino e lindo.

Exemplos: LUNA SEA, Due'le quartz, The gazette, Vidoll



OSHARE KEI

Estilo de bandas com visual mais colorido, de aspecto infantil. O som também pode ser mais leve e "feliz", mas não necessariamente, pois algumas bandas do estilo também criam músicas mais pesadas.

Exemplos: Charlotte, Vinett, an cafe








KOTEOSA KEI
É um estilo para o qual o oshare kei teria "evoluído", podendo ser também uma fusão entre oshare e kotevi kei.
Exemplos: Aicle, ayabie






ELEGANT GOTHIC ARISTOCRAT (EGA) KEI

O que mais se acerca ao “goth clássico europeu”. Os músicos parecem saídos do século XIX, com formosos trajes vitorianos ao mais puro estilo romântico. Este tipo de vestimenta é conhecida no Japão como “Elegant gothic aristocrat” (EGA) e foi promovida por Mana (Moi Dix MoiS, Malice Mizer) e sua marca de roupa Moi-Même-Moitié.
A música tem fortes influências da música clássica (violines, piano, chelo…) e do romantismo francês. É comum que façam teatrais intros instrumentales, caprichosas danças e inclusive poder-se-ia dizer que “atuam” em uns cuidados palcos como se de um musical se tratasse.

Exemplos: Malice Mizer, Moi Dix Mois, Lareine, Versailles, BLOOD…



WHITE KEI

Bandas de visual e som mais leves.

Exemplos: Shelly Trip Realize, baroque


IRYOU KEI

É a denominação usada para bandas que usam ou usaram em algum álbum específico a temática médica ou de hospital com bandagens, curativos e gazes além de uniformes hospitalares como a banda.

Exemplos: SEX ANDROID, Lulu


SOFT KEI

Pelo nome dá a entender que é um Visual Kei mais ”leve”, são bandas que utilizam como fundamento roupas pouco chamativas e maquiagem leve. O estilo teria entrado em "vias de extinção".

Exemplo: Glay,Janne da Arc (Ao menos no inicio de carreira)


KUROFUKU KEI

É um estilo em que a base é formada pelas roupas com elementos pretos. Possuíam um estilo mais obscuro, com possível referência ao gótico.

Exemplos: BUCK-TICK, Girugamesh (pelo menos no começo da carreira)


KOTEVI KEI

O kotevi kei tem tendência a dar mais ênfase à presença de palco do que a desempenho musical em si, sendo caracterizado pelo uso de roupas esplendorosas e vistosas. Kotevi kei também é considerado o oposto de soft visual kei e se divide em kuro kei e shiro kei, sendo o kuro caracterizado pelo som pesado e composições rápidas e o shiro é voltado para um som mais melódico e composições limpas. L'Arc~en~Ciel é considerado o criador do shiro kei e costumava ter como destaque, a cor branca em suas roupas.


NAGOYA KEI

Um dos termos genéricos usados para designar as bandas de visual kei cujas atividades se concentram nos arredores de uma determinada cidade ou região japonesas, no caso, Nagoya. O exemplo mais representativo do nagoya kei é Kuroyume. Há diversas bandas que se aproximam dos gêneros kotevi e kurofuku kei, mas em relação à música, os grupos costumam desenvolver sonoridades próprias.

(como subdivisões somem e são criadas não dá para prever quando outra vai surgir ou desaparecer)


Obs. Existe uma eterna discussão se Visual kei é estilo musical ou moda.
Se você notar no visual kei é uma junção da musica e da moda em si, portanto visual kei é um estilo pois um não anda sem o outro, o visual chama a atenção para a musica e vice e versa, tem pessoas que não se “encaixam” em outros estilos por se identificar com um pouquinho de cada como gótico, punk e gosta de metal etc... além de tudo gosta da cultura japonesa(como eu), ser único no meio da multidão e não ligar para o que os outros falam ou pensam de você... por que você  não adere a esse visual tal fantástico e lindo!? =^-^=





Um comentário:

fiquem avontade para comentarios construtivos, estarei aberto a sugestoes e dicas para melhorar o possivel, obrigada